SEO: É Por Isso Que Você Não Sai do Lugar

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Jonathan Araujo
em 29/07/2021

FINALMENTE FOI LIBERADO!

REVELEI TUDO! Descubra agora mesmo como Vender Muito Todos os Dias.

Compartilhe e ajude alguém:

Indo direto ao ponto, SEO é o conjunto de técnicas que permite que um site ou blog se posicione nas primeiras páginas do Google. Claro que tem mais por trás, mas uma definição curta e direta seria essa. Se você não trabalha o SEO, do seu site, blog, pagina de vendas ou algo semelhante, você jamais conseguirá ter sucesso com seu projeto.

É necessário que se atente no mínimo ao básico SEO e aplique, para no futuro se aprofundar mais e ir escalando. Vou deixar 5 pontos essenciais para que seu site aumente as visitas em no mínimo 127%. Ao final deixarei uma dica extra, a cereja do bolo.

O que é SEO?

seo

SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization, que significa Otimização para Motores de Busca. É em essência, o conjunto de técnicas aplicadas em conteúdos Web, visando alcançar os melhores resultados nos buscadores como Google, Bing, Yahoo e outros.

Hoje em dia, o Google detêm mais de 90% das buscas da internet, portanto qualquer conteúdo web deve ser melhorado e maximizado em função deste buscador.

Elementos Importantes do SEO

Alguns simples elementos devem ser trabalhados constantemente no que tange o SEO:

  • Definir um bom título para seu conteúdo, com palavras chaves sem muita concorrência mas com boa procura.
  • Uma Url amigável, ou seja, fácil de lembrar e que leve o usuário exatamente onde ele quer.
  • É muito importante que os títulos sejam bem definidos, que tenham boas palavras chaves e sejam marcados com h1, h2, h3 e assim sucessivamente.
  • Sempre defina o Meta-description do seu conteúdo.
  • Seu site ou página web, deve ser responsivo. Principalmente porque a maioria dos usuários acessa de dispositivos móveis.
  • Link Building é vital no processo do SEO e deve ser bem trabalhado.
  • Backlinks são muito importantes, mas deve-se ficar atento para a qualidade.
  • Velocidade do site é outro ponto importante para o Google, quanto mais lento um site, menor a chance de alcançar as primeiras posições.

Começar a trabalhar os elementos citados acima, já irá ajudar muito no seu SEO e te colocará a frente de muitas pessoas que ainda não sabem nem o básico.

Como Fazer SEO?

Mas como trabalhar com SEO? Como colocar meu site/blog em conformidade com exigências do Google? O meio mais rápido seria contratar um Profissional, ele se encarregará de colocar seu site em primeiro lugar nas buscas e em alguns meses você terá o retorno financeiro do seu investimento.

Mas profissionais como esse tendem a cobrar um custo alto e, se você ainda está iniciando o ideal é que trabalhe de forma Free o máximo de tempo possível para então, quando o negócio começar a dar lucro, reinvestir certo?

Neste caso darei algumas recomendações de como você deve começar.

Comece de Forma Correta

Antes de tudo, defina seu Nicho. Você irá trabalhar com o que? É um produto que tem procura? O público para esse produto está na internet? Pesquisa idade, cidades, gostos e tudo o que puder, defina sua persona. Desenvolva seu conteúdo, o layout do seu site com base nessas informações.

Análise a Concorrência

Nada se cria hoje em dia, tudo se pesquisa e tenta-se fazer igual ou semelhante. Se você deseja vender um produto sobre crescimento pessoal, pesquise no Google. Veja o que a concorrência tem feito sobre o assunto e anote os pontos que você considera mais importante.

Escolha um bom CMS

Ponto muito importante, as pessoas acabam iniciando mal seus projetos por escolher um CMS limitado e que não possibilita trabalhar bem o SEO. Sabe o que é CMS? Mais a frente falarei a respeito. Mas logo de cara recomendo que utilize o WordPress.org pois sem dúvidas é o melhor que existe hoje.

Ferramentas Básicas

Algumas ferramentas são essenciais para se iniciar qualquer projeto na web, mas as melhores são pagas infelizmente. Entretanto, deixarei algumas que recomendo para você iniciar e são todas Gratuitas.

Ubersuggest

É uma ferramenta que se tornou extremamente completa nos dias atuais. Ela serve para você encontrar as melhores palavras chaves para seu site e ainda tem a função de analisar o SEO da sua concorrência. Basta colocar o endereço dos seus principais correntes e ver o resultado.

A ferramenta Ubersuggest foi desenvolvida por Neil Patel, uma das maiores autoridades mundiais em se tratando de SEO. Não tenho como falar de todas as vantagens dessa ferramenta com tão poucas palavras, em breve farei um artigo exclusivo sobre as funcionalidades do Ubersuggest.

Google Trends

Pouco valorizada, mas muito útil. Está ferramenta serve para você encontrar os termos mais buscados no Google. É muito interessante para quem posta conteúdos constantes em blogs, pois ela te informa que pesquisas estão em altas hoje, essa semana, neste mês ou do ano.

Ajuda muito também na busca por um nicho que tenha grande procura, pois consequentemente poderá ser mais fácil de se posicionar e ganhar dinheiro. O Google Trends é muito interessante e útil para qualquer projeto de SEO.

Google Search Console

Uma das mais importantes ferramentas, dentre vários motivos que eu poderia citar, direi dois para você bater o martelo e concordar comigo.

Com o Google Search Console instalado no seu site, será mais fácil e rápido dos seus artigos e páginas web, serem indexados pelo Google e aparecerem nas buscas.

O segundo motivo é que ele te dá informações a cerca do seu site, quantos usuários acessaram hoje, nos últimos 7 dias, 30 dias, 3 meses e etc. Quanto tempo ficaram, quais páginas foram as mais acessadas, informações úteis para te ajudar a maximizar o seu SEO.

Além de tudo isso, ele ainda te informa sobre quaisquer problemas que você possa ter no momento com seu site/blog.

Qual o Melhor CMS para SEO?

o-que-e-seo

Chagamos a um dos pontos mais importantes deste artigo. Qual o melhor CMS para SEO? Antes de tudo, vou te explicar melhor o que é CMS.

Essa é a sigla para Content Management System, que basicamente é o Sistema de Gestão de Conteúdos, é o sistema que permite colocar seu site no ar.

Alguns exemplos de CMS são o WIX, Blogspot, WordPress, Joomla, Magento. Mas muitas pessoas não consideram esses dois primeiros como CMS, pela sua simplicidade. É muito difícil trabalhar o SEO neles, entretanto é muito fácil desenvolver um site/blog ou página web, o que faz com que iniciantes se aventurem neles por anos.

Mas já é um consenso entre a grande maioria das pessoas que o WordPress.org (e não o wordpress.com), é o melhor lugar para desenvolver um site.

Vantagens do WordPress

Aqueles Elementos SEO, que citem mais acima, podem ser trabalhados facilmente dentro do WordPress. Com ele é possível ainda customizar o seu site da forma que você quiser, além de você poder reforçar a segurança e ter mais estabilidade.

Com o WordPress, você pode ser dono de verdade do seu site. Pois com o Wix e Blogspot por exemplo, você não é dono do seu site, se eles quiserem excluir hoje, eles podem e você não tem direito a reclamar, pois está escrito isso nos termos de uso que você aceitou ao se cadastrar.

Se você não conhece o WordPress, convido você a conhecer mais a fundo se quiser realmente ser profissional e ter resultados satisfatórios na internet.

A Hospedagem e o Domínio afetam o SEO?

A resposta é sim! E vou explicar porque. Bom primeiramente em relação ao domínio, não que escolher um domínio ruim, possa prejudicar o SEO do seu projeto, mas pode ajudar se você escolher com sabedoria.

Por exemplo, você quer lançar um site sobre Churrascos, e compra um domínio chamado “centralnaruto”, porque você gosta de animes.

Mas imagina que você decida comprar o domínio “churrascostop”, qual se sairia melhor em uma pesquisa no Google? Qual endereço teria mais credibilidade para seu público?

Quanto a hospedagem, se você está começando e seu site tem poucas visitas, tudo bem começar com uma mais em conta, mas conforme você for colocando conteúdo, suas visitas forem aumentando, você precisará dar um upgrade na hospedagem.

Mas não recomendo começar com nenhuma que seja gratuita e de baixa qualidade. Já vi boas hospedagem para 1 site apenas que custam de 5 a 10 reais por mês.

Recomendo muito para quem está começando, a Hostinger. É barato, tem uma boa qualidade e o suporte é incrível.

Se você tiver muitos acessos e escolheu uma hospedagem ruim ou um plano muito simples, seu site vai cair o tempo todo, causando uma experiência ruim ao usuário do seu site, o que fará com que ele não volte e o Google penalize você, fazendo cair posições.

Conclusão + Dica Extra

Por fim, espero que eu tenha conseguido explicar um pouco sobre o que é SEO, seus elementos principais e o que pode ajudar ou prejudicar seu site diante do Google.

Vale lembrar que é necessário um trabalho diário e você deve sempre buscar conhecimentos, pois as regras para posicionar seu site na primeira página do Google, mudam de tempos em tempos.

Mas para ajudar você a se tornar um pouco mais avançado em SEO, vou deixar aqui uma dica que eu mesmo sigo em meus blogs e sites. Clique e confira!

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, comente aqui embaixo e ajudarei no que puder. Não deixe de seguir e aplicar tudo o que você aprendeu aqui.

Compartilhe e ajude alguém:

Talvez você goste também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

FINALMENTE FOI LIBERADO!

REVELEI TUDO! Descubra agora mesmo como Vender Muito Todos os Dias.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies. Ao continuar navegando, você concorda com nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso.

Aprenda a Vender com Tráfego Pago [GARANTIDO]

Do Básico ao Avançado

Curso Completo e Definitivo

Atualizado Mensalmente

Mais de 100 Vídeo Aulas

Direto ao Ponto sem Enrolação

Acesso Vitalício

Atualizado 2021 para iOS 14

Não perca esta oportunidade