O Que é Thumbnail e Como Fazer?
Conteúdo
Quer saber o que é Thumbnail? Bom, a Thumbnail é uma imagem menor inserida para servir de pré-visualização do material. A tradução literal da palavra significa miniatura e é uma frase usada para falar de coisas pequenas, minúsculas.
Sabe aquela sensação quando você olha para uma pasta de fotos ou vídeos no seu computador e vê esses ícones ao lado de cada título? Esta é a imagem de pré-visualização! Mas como fazer sua própria Thumb? Vem comigo que te conto.
Com o desenvolvimento e disseminação das plataformas de vídeo, as thumbs acompanharam o mesmo conceito. Como grandes exemplos temos as plataformas YouTube e os serviços de Streaming. Neles, a miniatura é a imagem que acompanha o título e demais informações do conteúdo.
E não, não desempenha um papel decorativo. A Thumb é vista como uma vitrine, então é um truque para o conteúdo. Uma ótima maneira de fazer isso é trabalhar os gatilhos mentais diretamente na thumbnail.
Não perca essa: 5 Dicas para Ganhar Dinheiro com Celular
Já sabemos basicamente o que é Thumbnail, agora vamos aprender mais profundamente, desde estratégias até como por a mão na massa e fazer a sua própria Thumb.
Quais são os benefícios de uma estratégia para suas miniaturas?
Existem muitos elementos que não são obrigatórios na hora de criar um vídeo, mas que se usados podem fazer uma grande diferença. A miniatura é uma delas.
Uma boa miniatura ajuda a despertar a curiosidade dos espectadores e assim aumentar o número de visualizações do vídeo.
Vale lembrar que o número de visualizações é um fator importante na classificação do vídeo no Google. Quanto mais tráfego seu conteúdo receber, melhor será seu posicionamento.
Além disso, usar uma imagem que chame a atenção também é importante para executar sua estratégia de SEO de vídeo. O YouTube é o segundo maior mecanismo de pesquisa da internet e também usa esse mecanismo de pesquisa para pesquisar vídeos.
No próprio Google também há espaço para vídeos nos primeiros lugares.
Gostaria de ver como a miniatura afeta o resultado do seu conteúdo? De acordo com o YouTube, 90 dos vídeos com melhor desempenho na plataforma têm miniaturas personalizadas.
Coincidência? Claro que não, pois lidar com esse recurso mostra maior profissionalismo.
Já sei o que é Thumbnail, agora como criar uma Thumb?
Para criar uma Thumb personalizada você pode usar o editor de imagem de sua preferência – seja Photoshop, Corel Draw ou até mesmo o Paint. Existem também sites que irão ajudá-lo a criar uma Thumb de forma prática, falarei disso mais a frente.
Não existe um guia ou modelo passo a passo definitivo para criar uma boa miniatura. Cada vídeo tem um tipo de conteúdo que atende a diferentes públicos. Considere esses detalhes antes de sujar as mãos.
Um bom ponto de partida é com um estudo sobre o que seus concorrentes têm feito e também as estratégias utilizadas pelos canais de alto tráfego.
Lembre-se: uma boa thumb é aquela que consegue se conectar com o espectador e convidá-lo a acessar o vídeo, independente da estratégia utilizada para a imagem.
No entanto, existem práticas recomendadas que você deve seguir ao criar sua miniatura. Eles são o denominador comum de toda iniciativa de sucesso!
Marcando suas miniaturas
As miniaturas são uma oportunidade para você divulgar seu conteúdo. Dessa forma, o público pode dizer que o vídeo é seu apenas olhando para a thumb.
Mas como seria criar uma identidade visual? Esse processo consiste em definir padrões visuais para sua miniatura, incluindo a fonte usada no texto, cores preferidas e até os tipos de imagem usados. Você pode até usar padrões diferentes para diferentes categorias de vídeo.
Leia: Como Ganhar Dinheiro com o Instagram – 2 Dicas jamais vistas
Se você trabalha em uma empresa e mais pessoas produzem conteúdo para o canal, você pode até criar um guia de identidade visual para que todos possam seguir as mesmas especificações.
Escolha uma imagem convidativa
Defina uma imagem que chamará a atenção dos espectadores, seja uma reprodução do próprio vídeo ou uma imagem dos bastidores. Os youtubers costumam apelar para fotos de seus rostos com expressões faciais exageradas. E isso não funciona? Quando o público se identifica com o interlocutor, cria-se uma conexão maior.
No entanto, esta estratégia não se aplica a todos os grupos-alvo. Ao criar uma thumb para um vídeo corporativo, usar uma imagem de alguém parecendo surpreso pode não ser a melhor ideia.
Uma dica: pense em uma imagem que represente a mensagem principal do seu vídeo ou que crie identificação com o público. Pode até ser uma simples foto do apresentador sorrindo para a câmera.
Pense em um título exato
Usar letras não é obrigatório na thumb, mas ajuda muito a reforçar a mensagem. Se você decidir usar esse recurso, escolha um título curto usando as palavras-chave de conteúdo. Pode ser o mesmo título que você deu ao vídeo ou outro título de sua escolha.
Evite usar mais da metade da área da tela com o título para que fique em harmonia com os demais elementos. Ao mesmo tempo, o tamanho da fonte não deve ser muito pequeno, deve ser legível em todos os tamanhos de thumb possíveis.
Escolha cores vibrantes para destacá-las, seja na fonte ou no fundo, e use fontes mais ousadas.
Experimente com outros elementos
Se o seu estilo de conteúdo permite, por que não explorar outros elementos? Pense em diferentes cores, filtros, efeitos e até emojis. Não use tudo de uma vez, é claro! Mas experimente de acordo com o tema do seu vídeo.
Leia agora: Como criar um Blog Grátis
Por exemplo, se estiver falando de filmes antigos, você pode usar cores preto e branco ou até escolher um filtro que faça a imagem parecer envelhecida. Esses recursos ajudam a tornar sua miniatura ainda mais convidativa!
Não imite a concorrência
Observe a concorrência para ficar de olho no que está tornando o mercado interessante. É uma ótima maneira de se inspirar!
Mas cuidado: não tenha o hábito de imitá-los. Eventualmente, se você seguir exatamente o mesmo estilo de outros fabricantes, sua thumb não terá identidade própria e se destacará – tornando-o um dos muitos semelhantes.
Confuso sobre qual modelo de thumb funciona melhor? Agora que você já sabe o que é Thumbnail, recomendo que execute testes A/B para descobrir. Em outras palavras, use modelos diferentes nos vídeos e monitore o desempenho do conteúdo até decidir o modelo ideal.
Dicas valiosas para fazer sua Thumb
- Lembre-se da miniatura do vídeo antes de começar a gravar;
- Não recorra a clickbait;
- Ampliar/reduzir imagem;
- Certifique-se de que os elementos da plataforma não obscureçam o texto;
- Escolha uma cena onde uma ação acontece;
Ferramentas para fazer miniaturas
Quer sujar as mãos e ainda não sabe qual ferramenta usar? Bom, agora que você já sabe o que é Thumbnail, nós separamos algumas opções de edição de fotos online para você experimentar. Experimente:
Canva
Canva é uma ferramenta freemium para designers gráficos. Você pode contar com recursos que vão desde filtros, ícones até textos e ilustrações. Se você precisa de um aplicativo fácil de usar, esta é uma ótima escolha!
Figma
O Figma também é gratuito e é como uma amálgama dos programas da suíte Adobe – incluindo o Photoshop e o InDesign. Você pode usá-lo em seu navegador ou baixar o aplicativo. Como é um software freemium, nem todos os recursos estão disponíveis para o usuário não pagante.
Picmonkey
Outra opção é o Picmonkey com uma ampla variedade de filtros, sobreposições e efeitos que você pode usar em sua miniatura. Também é um aplicativo intuitivo e fácil de usar, embora você só possa usá-lo gratuitamente por sete dias.
Fotor
Para continuar falando sobre opções de ferramentas online, temos o Fotor. Nele você pode editar suas miniaturas de forma rápida e dinâmica. Você pode usar todos os recursos gratuitamente, embora possa desbloquear alguns avançados se decidir usar a versão premium.
Snappa
E se você quiser começar a criar suas miniaturas adaptando modelos já disponíveis ao seu conteúdo? Snappa tem essa vantagem e é muito fácil de usar. Assim como outras ferramentas desta lista, é gratuita e oferece mais algumas funcionalidades para quem optar por um dos planos pagos.
Recomendo: Como Criar capa 3D para e-Book de graça
Conclusão
Por fim agora que você sabe o que é thumbnail e qual a melhor ferramenta para criá-las, mãos a obra! Mas antes de ir, gostaria de pedir um favor.
Se de alguma forma te ajudei, gostaria que retribuísse o favor, compartilhando este artigo no seu facebook. Isso ajudaria muito o Blog Noite Digital e ainda pode ajudar outra pessoa que está precisando dessa informação.
Sobre o Autor