Marketing de afiliados é piramide
Conteúdo
Será que Marketing de Afiliados é piramide? Essa é uma pergunta que muitos se fazem antes de investir nesse mercado. Afinal, casos em que as pessoas são atraídas por ofertas aparentemente lucrativas não são incomuns, na verdade só geram prejuízos para quem as aceita.
Semelhante aos esquemas de pirâmide, o marketing de afiliados também está se mostrando lucrativo. Assim como uma pirâmide, também oferece pagamento para atrair novos clientes. Portanto, muitas pessoas acreditam que o marketing de afiliados é pirâmide.
Segundo o Olhar Digital, golpes de pirâmide financeira são comuns e até pessoas famosas já caíram nesse tipo de esquema. Mas existem diferenças grandes entre os modelos. E vou te mostrar, vem comigo!
Mas qual a diferença entre pirâmides financeiras e Marketing de Afiliados?
Se você acha que o Marketing de Afiliados é piramide, pensou errado. O marketing de afiliados é uma ferramenta legal focada na venda de um produto ou serviço específico.
Mesmo a estrutura de uma pirâmide é ilegal e é sustentada pelo investimento de novas pessoas que entram no sistema.
O que é Marketing de Afiliados?
O marketing de afiliados é uma relação comercial em que uma pessoa promove o produto de uma empresa e recebe uma comissão pelas vendas realizadas. O processo é totalmente online e várias empresas já estão investindo nesse formato. Por exemplo Amazon, Befree e Linkshare.
Muitos pensam que o marketing de afiliados é pirâmide por causa de suas semelhanças, mas são duas coisas diferentes. O marketing de afiliados é estratégico, legalizado e cresce a cada dia.
O que é uma pirâmide financeira?
De acordo com a lei 1521/51, a pirâmide financeira é crime. As pirâmides geralmente fornecem retornos significativos em um curto período de tempo, e seus lucros estão focados no recrutamento de novos participantes, em vez de vender um produto. É por isso que muitos pensam que o marketing de afiliados é uma pirâmide.
No entanto, eles só funcionam enquanto atraem novos investidores. Uma vez que ele para de recebê-los, o sistema não pode mais entregar os lucros prometidos e trava. Em alguns casos, há venda de produtos, mas com o objetivo de encobrir a fraude.
Em uma pirâmide, a remuneração dos executivos depende das taxas, como as taxas de associação que se paga logo que entra no grupo/esquema.
Além disso, não há finalidade legal de uma empresa, mas a intenção de gerar lucros altos e rápidos para os criadores do sistema. Portanto, em regra, são realizados recrutamentos enganosos de várias pessoas, que prometem ganhos irreais, o que caracteriza a atividade como criminosa.
Então, com todas essas informações podemos agora você já sabe se marketing de afiliados é piramide, certo?
Como obter renda extra com marketing de afiliados?
Agora que você sabe que errou ao acreditar que o marketing de afiliados é piramide, aprenda a ganhar dinheiro com isso.
Existem várias maneiras de gerar renda adicional com o marketing de afiliados, como por exemplo: através de custo por clique (CPC), custo por ação (CPA), custo por mil impressões (CPM), Custo por venda (CPV) e outros. Apesar de parecer complexo, é apenas uma maneira direta de falar sobre diferentes formas de se trabalhar como afiliado.
Primeiro, pesquise como funciona cada tipo de programa de afiliados. Depois de saber qual se encaixa melhor no seu perfil, pesquise quais empresas estão investindo nelas e cadastre-se online em seu site. Muitas vezes o afiliado recebe um link para anunciar.
O afiliado precisa fazer com que outras pessoas tomem a ação que a empresa deseja e, assim, se beneficiem do link. Em geral, os canais mais adequados para distribuição de links são sites ou blogs, redes sociais e email marketing.
Para usá-los, você precisa aprender a gerar engajamento para aumentar os cliques nos links. Neste post do Digaí mostramos quais são as melhores redes sociais para atrair clientes. Além disso, o blog também contém dicas de uso do Facebook e Instagram.
Custo por clique (CPC)
O CPC é um dos tipos de pedidos mais antigos da Internet, tendo surgido nos anos 2000 com o Google Adwords. O afiliado publica banners em sua própria plataforma online e recebe uma comissão por cada clique que o banner alcança, independente da ação após o clique.
A principal vantagem desse modelo é que o afiliado não se responsabiliza pelo valor das vendas do produto anunciado. No entanto, são necessários muitos cliques para obter uma boa quantidade.
Uma boa forma de ganhar com CPC é através de um Blog. Não é difícil criar um blog, estruturar e publicar posts. Em apenas 1 dia você consegue fazer tudo isso e após algum tempo, poderá monetizar com anúncios CPC.
As plataformas mais populares para o marketing de afiliados
Além dos programas de afiliados de empresas como Saraiva, Magazine Luiza e outras, também existem plataformas especialmente desenvolvidas para o marketing de afiliados. Alguns deles são Hotmart, Monetizze e Lomadee. Em seguida, confira uma variedade de plataformas e programas afiliados para escolher.
Hotmart
A Hotmart é uma das Gigantes no que se refere a marketing de afiliados, com mais de 26 milhões de usuários. Além disso, a plataforma teve um aumento de receita de mais de 80 em 2019.
O foco da Hotmart é a venda de produtos de informação, principalmente cursos, com suporte total para usuários que desejam criar um ambiente de aprendizagem online.
Monetizze
A Monetizze permite que seus usuários gerenciem totalmente as métricas. Além disso, a plataforma permite a integração com o Google Analytics, o que gera uma análise mais significativa dos dados.
A plataforma conta com mais de 300 mil parceiros cadastrados e movimenta R$ 100 milhões por mês em produtos físicos e digitais.
Lomadee ou Social Soul
Lomadee oferece formatos de comissão sobre vendas e ganhos por clique. Possui um número significativo de anunciantes e permite segmentar produtos por tipo.
Essa alternativa é boa para quem deseja vender produtos físicos e de diferentes segmentos de mercado.
Amazon Associates
A empresa oferece uma grande coleção de livros e outros produtos. No programa Amazon, o afiliado recebe um link para se inscrever e recebe uma comissão caso alguém faça uma compra por meio dele.
Os ganhos são variados e o afiliado também recebe uma comissão se o visitante que acessar o site pelo seu link comprar outras ofertas.
Afiliados Renner
Um programa de afiliados pouco conhecido mas bem interessante. Os afiliados Renner podem divulgar os produtos do site Renner e ganhar comissões. Se você tem amigos e familiares que compra lá e você mandar seu link de afiliado, poderá ganhar comissões.
Para saber como funciona, como se cadastrar e quanto pode ganhar, veja aqui: Afiliados Renner.
Afiliados
A plataforma permite que o afiliado participe do programa de afiliados de diversas empresas como Americanas, Submarino e Shoptime. Existem diferentes tipos de serviços, produtos e ofertas que podem ser anunciados. Além disso, você pode escolher entre uma variedade de modelos de associação.
Na Afilados, você pode ganhar até 11 de lucro em comissões, receber cupons e ofertas diárias, acompanhar suas vendas em tempo real e anunciar nas maiores marcas de e-commerce do Brasil. Basta o interessado se cadastrar, seja ele pessoa física ou jurídica. Mais informações, consulte no site Oficial Afiliados.
Kwai
Kwai é um aplicativo onde os usuários postam vídeos curtos com conteúdo sobre diversos temas. Por exemplo humor, receitas, tutoriais, música e outros.
A estratégia de afiliados do Kwai é CPI: os usuários ganham um link e ganham comissão quando alguém instala o aplicativo a partir desse link.
O Tiktok é outro muito semelhante ao Kwai e que costuma pagar muito bem.
Eduzz
A Eduzz tem foco em produtos digitais e possui uma plataforma de aprimoramento para seus produtores e parceiros chamada Academia 360.
A Eduzz possui diversas vantagens. Por exemplo, é possível receber receita em dois dias, identificar e recuperar clientes que abandonaram o carrinho de compras, aumentando assim os lucros.
Agora que você conhece várias opções, é só escolher a que mais se adequa ao seu investimento!
Conclusão
Por fim, agora que você já sabe a resposta da pergunta se Marketing de Afiliados é piramide e como realmente funciona. Recomendo que aplique tudo o que foi mencionado aqui.
Se você estiver com dúvidas, de como começar no Marketing de Afiliados, vou deixar uma dica top com todo o passo a passo: 5 Dicas Completas de Como Ganhar Dinheiro com Marketing de Afiliado
Sobre o Autor